Este manual foi desenvolvido para orientar os usuários no uso da plataforma. O Somos Indústria conecta o usuário a uma série de benefícios oferecidos pelo Sesi-DF e por parceiros de forma digital, prática e personalizada.
A plataforma tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços do Sesi-DF bem como a benefícios dos parceiros, gerando bem-estar e qualidade de vida para os trabalhadores da indústria e seus dependentes.
A plataforma tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços do Sesi-DF bem como a benefícios dos parceiros, gerando bem-estar e qualidade de vida para os trabalhadores da indústria e seus dependentes.
para o público geral. Permite acesso limitado e gratuito à plataforma.
para trabalhadores de empresas industriais e não industriais, conveniadas com o Sesi-DF. Oferece benefícios intermediários.
para trabalhadores de empresas associadas aos sindicatos da base da Fibra, para colaboradores do Sistema Fibra e dos sindicatos. Oferece o maior nível de benefícios.
No primeiro acesso, o usuário deve trocar a senha enviada no e-mail de boas-vindas. Abaixo, as quatro etapas para a troca da senha.
A empresa em que o colaborador trabalha realizará o cadastro dos empregados na plataforma. Após o cadastro pela empresa, o usuário receberá um e-mail contendo uma senha provisória para o primeiro acesso à plataforma Somos Indústria. Copie a senha provisória.
Ao clicar em “primeiro acesso”, o usuário será direcionado para a tela de login do sistema.
Para logar, é necessário inserir o CPF e a senha provisória e, então, clicar em “Entrar”.
Na tela Redefinir Senha, o usuário deverá preencher os campos de data de nascimento e o e-mail pessoal.
Atenção: É importante que o usuário cadastre um e-mail pessoal no Somos Indústria para que mantenha acesso à plataforma caso troque de empresa.
Para seguir, é necessário clicar para “concordar com os Termos de Uso e a Política de Privacidade”. O termo e a política podem ser lidos ao clicar sobre os textos em azul, na própria tela.
Preencha o campo Nova Senha e, em seguida, repita a senha no campo Confirme a Nova Senha. Após a preenchimento de todos os campos, clique em “Redefinir Senha” para confirmar as informações.
Regras da nova senha: Uma senha segura deve ter pelo menos seis caracteres, incluindo uma letra maiúscula, um número e um caractere especial.
Após redefinir a senha, o usuário será enviado para tela de login. Para fazer o login, usuário deve digitar o CPF e a nova senha cadastrada.
Após o preenchimento dos campos, clique em “Entrar” para ser direcionado a tela inicial da plataforma.
Ao acessar a plataforma Somos Indústria, o usuário será direcionado à tela inicial, onde irá visualizar:
Tópicos do menu:
Início: ao clicar, o usuário é enviado para a tela inicial.
Usuário: aqui temos a sub-opção “Meus Dados”, onde o usuário pode editar seus dados pessoais.
Minha Carteirinha: aqui temos a sub-opção “Minha Carteirinha”, onde o usuário visualiza uma tela com suas informações resumidas.
Para editar informações pessoais, o usuário deverá acessar o menu lateral esquerdo. Clique em Usuário e, em seguida, selecione “Meus Dados”.
Para alterar informações, o usuário deverá editar os campos e em seguida clicar em “Salvar”.
Fotografia: É fundamental que o usuário cadastre uma fotografia na plataforma. A imagem será importante na identificação do usuário. Para ser eficiente, a fotografia deve mostrar o rosto de frente e deve ter boa iluminação.
Importante: Para garantir comunicação eficiente da plataforma com o usuário, segurança e facilidade na recuperação de conta, é fundamental que os dados cadastrais estejam sempre atualizados na plataforma.
No menu, clique em “Usuário” e depois em “Meus Dados”, depois na tela de Dados Pessoais na parte inferior clique em “Cadastrar Dependente“
Na tela “Cadastrar Dependente” preencha as informações solicitadas. Para finalizar, clique em “Cadastrar”.
Importante: O usuário pode cadastrar dependentes ascendentes ou descendentes de 1º grau.
Para visualizar a lista de dependentes, o usuário deve acessar a tela “Dados Pessoais”. Os dependentes estarão listados na parte inferior da tela.
Para editar informações dos dependentes, clique no botão azul “Editar”.
Para desvincular um dependente do cadastro do usuário, basta clicar no botão vermelho “Desvincular“. A remoção do vínculo será efetivada a partir da data da ação.
Gerenciando suas Permissões de Dados:
Abaixo da lista de dependentes, temos o botão de “Consentimentos”
O Somos Indústria está em conformidade com as leis de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A seção “Consentimento” é fundamental para que o usuário tenha controle sobre como os dados pessoais são utilizados pela plataforma.
Aqui, pode revisar e ajustar as permissões concedidas para diferentes tipos de comunicação e tratamento de dados.
Tipos de Consentimento:
Consentimento LGPD: Este é um consentimento obrigatório para a utilização da plataforma. Ao se cadastrar, o usuário concorda com o tratamento de seus dados pessoais de acordo com a política de privacidade e os termos de serviço estabelecidos pelo Sistema Fibra e pela plataforma Somos Indústria. Sem este consentimento, não é possível utilizar os serviços da plataforma.
Consentimento Essenciais: Este também é um consentimento obrigatório. Se refere à permissão para o uso de dados que são cruciais e indispensáveis para o funcionamento principal dos serviços que a plataforma oferece como dados necessários para login, acesso a funcionalidades básicas etc.
Consentimento SMS: Permite que a plataforma envie mensagens de texto (SMS) para o seu número de telefone cadastrado.
Consentimento Ligação: Autoriza a plataforma a entrar em contato com por telefone. Consentimento E-MAIL: Permite o envio de comunicações e informações por e-mail para o endereço cadastrado.
Como funciona:
Ativar/Desativar: Para os consentimentos que não são obrigatórios (SMS, Ligação, Email), utilize os botões de alternância para ativar (indicado em azul) ou desativar (indicado em cinza) a permissão, conforme preferência.
Data do Consentimento: A data exibida ao lado de cada consentimento indica quando aquela permissão foi concedida ou a última vez que preferências foram atualizadas.
Salvar Alterações: Após realizar qualquer modificação nas permissões de consentimento, o usuário certifique-se de clicar no botão “Salvar” localizado no final da seção para que as alterações sejam efetivadas.
Importância do Consentimento e Termo de Uso:
É crucial entender que, além dos consentimentos explícitos nesta seção, o uso da plataforma implica na aceitação integral do Termo de Uso do Sistema Fibra e da plataforma Somos Indústria no momento do seu cadastro. Este termo detalha as condições gerais de uso dos serviços, a forma como suas informações são coletadas e tratadas, e os direitos e deveres tanto do usuário quanto da instituição. Ele funciona como o contrato que rege sua relação com a plataforma.
Ao gerenciar os consentimentos e aceitar o Termo de Uso, o usuário garante que seus dados sejam utilizados apenas para os fins autorizados, respeitando suas preferências e direitos, enquanto assegura o acesso e a utilização dos serviços oferecidos pelo Sistema Fibra e pela plataforma Somos Indústria.
Na tela inicial, temos diferentes formas de acessar os serviços. Os principais, são:
O usuário pode filtrar os benefícios por categoria, selecionando o tema desejado. Entre eles estão:
Ao escolher a categoria, todos os benefícios relacionados a essa área serão exibidos na seção correspondente. (ex.: na imagem foi selecionado “Cultura”)
Também é possível realizar buscas utilizando o campo “Buscar benefícios”, localizado no topo da tela inicial.(ex.: na imagem foi buscado o termo “Clínica”)
No card do benefício, é exibida a seguinte estrutura:
Ao clicar em “Saiba +”, uma nova janela será exibida com informações detalhadas sobre o serviço selecionado.
Ao clicar em “Aproveite!”, o sistema apresentará as formas de contratação dos benefícios, que variam de acordo com cada parceiro.
Formas de contratação de serviços ofertados pelo Sesi-DF:
1ª Opção: Formulário de Pré-Agendamento – Será exibido um formulário já preenchido com as informações do usuário e a especialidade selecionada. Após finalizar o preenchimento do formulário, clique em “Enviar”. Em seguida, será exibida a mensagem: “Sua mensagem foi enviada com sucesso”, aguarde nossa equipe de atendimento entrar em contato para concluir o agendamento.
Formas de contratação de serviços ofertados pelo Sesi-DF:
2ª Opção: Atividades Esportivas e Sesi Educação (em períodos de matrícula): O usuário será direcionado para a plataforma TOTVS, onde poderá realizar sua inscrição nas modalidades esportivas ou efetuar matrículas escolares no Sesi Educação, seguindo as orientações apresentadas na plataforma para concluir corretamente o processo.
Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-feira / das 8h às 18h